Você quer saber como funciona o aquecedor a gás para ter certeza se vale a pena investir neste produto em sua residência? Então, confira este artigo com dicas sobre qual modelo comprar e quais são mais adequados para uso em chuveiros/duchas e torneiras.

Sabemos que ter um banho caprichado pode contribuir, e muito, para desestressar depois de um dia corrido e cheio de compromisso. Por este motivo, uma boa ducha começa com a escolha certa dos equipamentos que aquecerão a água. Afinal, não há nada mais desagradável que ter o banho interrompido por um jato de água fria.

Tipos de gases utilizados em um aquecedor

Atualmente, os aquecedores a gás utilizam dois tipos:

–  Gás Natural (GN).

– Gás de Liquefeito de Petróleo (GLP).

Os dois tipos desempenham corretamente o papel de aquecimento da água. Uma das diferenças visíveis entre um e o outro é que o Natural só é transportado via encanamento. Já o GLP pode ser armazenado em botijões.

Se isso te faz remeter ao gás utilizado na cozinha, você está certo(a), pois o Gás de Liquefeito de Petróleo também é utilizado para acender a chama dos fogões, o que o fez ficar popularmente conhecido como gás de cozinha.

Gás Natural

O GN é resultado da degradação de fósseis, plantas, entre outras matérias orgânicas. Em sua composição existe a presença de hidrocarbonetos gasosos como, por exemplo, o etano e o metano.

Ele é classificado como natural por não poluir tanto o meio ambiente como outros gases.

GLP

Já o GLP é considerado como um gás condensável e sua origem está diretamente ligada ao petróleo, o que o faz ter em sua composição a presença tanto de butano quanto de propano.

Você sabia?

Os gases utilizados tanto para o aquecimento de água quanto para cozinhar não têm cheiro?

O mercaptano é acrescentado para alertar sobre o vazamento, pois a inalação de uma considerável quantidade de gás pode causar graves acidentes.

Modelos de aquecedores a gás

Além da escolha do gás a ser utilizado, o modelo do aquecedor também precisa ser o mais adequado para a sua residência.

Hoje em dia, é muito comum o uso dos aquecedores de passagem ou de acumulação. Vamos te explicar quais são as diferenças entre eles.

Aquecedor a gás de passagem

Toda água que é acionada ainda está fria até que ela tenha contato com o aquecedor de passagem.

O sistema responsável por aquecer a água é chamado de sistema de serpentina e está localizado ao redor da câmara de combustão.

Com esse tipo de tecnologia, a água é aquecida conforme vai passando pelo sistema interno do aquecedor e chega às duchas e/ou torneiras em uma temperatura agradável.

Como funciona o aquecedor a gás por acumulação?

Já o aquecedor a gás por acumulação precisa de um espaço para armazenar a água e mantê-la aquecida, mesmo quando não houver ninguém utilizando a ducha ou a torneira. Deste modo, há a necessidade em se ter uma chama piloto e um cilindro vertical em perfeito funcionamento.

Você pode saber mais sobre aquecedores a gás nos artigos abaixo:
Modelos de aquecedor a gás
Cuidados com seu aquecedor a gás

Também pode conferir sobre modelos de aquecedores elétricos (Boiler) no artigo abaixo:
Aquecimento por Boiler Elétrico

 

Open chat