Tubulação de água fria e quente:

Para uma boa instalação hidráulica é fundamental contratar um profissional qualificado e utilizar produtos de qualidade. Mesmo assim, é sempre bom entender um pouco sobre a instalação para que você possa participar da obra ou reforma e entender melhor o que está sendo feito na sua casa.

No caso das tubulações de água quente, é indispensável usar materiais específicos: os produtos que passam água quente não são os mesmo que passam água fria. Se você utilizar tubos e conexões que são destinados a outros tipos de tubulação, os produtos poderão ser danificados. É essencial que no projeto da tubulação de água quente conste um sistema de respiro, dispositivo destinado a permitir a saída de ar e/ou vapor da instalação, soltando-o e impedindo qualquer tipo de acidente, além de prolongar a vida útil do tubo e da conexão. Ainda no projeto de tubulação de água quente, os registros de gaveta devem estar posicionados à esquerda, por via de regra. No projeto de instalação dos aquecedores elétricos também deve constar o termostato e o fio terra, que são os dispositivos de segurança.

Na hora de instalar os aquecedores a gás, evite qualquer tipo de contaminação do ambiente instalando-os em lugares bem ventilados.

Tubulação de Gás:

Entre os principais sistemas de tubos e conexões para instalações de gás disponíveis no mercado, estão os de aço, os de cobre rígido, os de cobre flexível, os de polietileno, os de aço revestido com polietileno e os de multicamadas (polietileno- alumínio-polietileno ou polietileno reticulado-alumínio-polietileno reticulado). Do ponto de vista técnico, a diferença entre os tubos e conexões para gás e para água quente ou fria são as características do material e as classes dos produtos. No caso do cobre rígido, podemos usar as mesmas tubulações para ambos os usos, desde que respeitados alguns cuidados, como a exclusão da presença de chumbo nas soldas quando se tratar de tubulação de água, evitando contaminação. Já no caso de tubos multicamadas e de polietileno, as características dos materiais podem ser totalmente diferentes, variando de acordo com o tipo de fluido a ser transportado.

A escolha do sistema para gás deve levar em conta fatores como as condições de temperatura, pressão e altura do edifício, além do traçado da rede e das características arquitetônicas da edificação (como a presença de espaços técnicos disponíveis e acessos às manutenções).  A quantidade de conexões, as características da mão de obra de instalação do local e a oferta de suporte técnico do fabricante também devem ser observadas

 

Open chat