No inverno, com as baixas temperaturas, o trabalho do aquecedores a gás aumenta, portanto, é preciso ficar ainda mais alerta para não sobrecarregar o aparelho. Afinal, tomar banho frio nesse tempo, é difícil, certo? Para ficar atento a manutenção do equipamento, confira algumas dicas:
Primeiramente, observando o aparelho é possível saber se há necessidade de manutenção no equipamento. É aconselhável que se faça uma manutenção preventiva anualmente. Mas nesses intervalos é importante verificar se o aparelho está funcionando corretamente, se não aparece nenhum erro no painel. É preciso chegar também se o aparelho está instalado de acordo com as normas de segurança e em um local ventilado, o ideal é que fiquem na área de serviço. Conheça também os modelos de aquecedor a gás.
Dicas
- O botão de regulagem da temperatura deve estar na posição intermediária no inverno, e na mínima, no verão. Isso evita o gasto de gás e a necessidade de misturar água fria para regular a temperatura na saída da ducha.
- Ao comprar o aquecedor, o consumidor deve levar em conta a quantidade de pontos de água quente e a distância do equipamento até eles.
- Mantenha as pilhas do aquecedor sempre novas, o sinal da durabilidade é a chama, que deve acender num tempo médio de dez segundos.
- A chaminé do aparelho deve ter um terminal externo, para evitar que os gases da combustão retornem ao ambiente.
- Faça limpeza periódica da ducha, para eliminar a sujeira.
- As tubulações por onde passa o gás numa instalação devem estar em boas condições de conservação.
- A instalação dos aquecedores deverá ser de acordo com a norma técnica brasileira;
- A revisão dos aquecedores deve ser feita anualmente por um técnico habilitado que avaliará as condições do ambiente e dos equipamentos;
- Não utilizar a temperatura máxima do aquecedor sem necessidade;
- Em viagens e ausências prolongadas fechar os registros;
- Nunca usar fósforos e isqueiros para detectar vazamentos;
- Sentindo cheiro de gás, feche os registros imediatamente.