Principais Vantagens do Boiler Elétrico

O boiler elétrico é seguro. Não utiliza fogo ou gás para o aquecimento da água – e, também por isso, não é poluente. O fornecimento da energia elétrica é automático e constante.
O volume e a temperatura da água são controlados facilmente e com total precisão.

Esses aparelhos já vem etiquetados pelo INMETRO. Ou seja, foram avaliados os quesitos de segurança elétrica, volume de água, pressão do reservatório e eficiência.Por se tratar de um reservatório de água pré-aquecida, ele permite a utilização da água quente em dois ou mais pontos simultaneamente.

Boilers elétricos de aço inox 304 são os mais duráveis, podendo ultrapassar a dez anos de uso. O isolamento térmico é feito normalmente com espuma de poliuretano expandido ou manta de lã mineral.

Os materiais normalmente utilizados no reservatório interno são o aço inox 304, o aço carbono e o cobre. No revestimento externo é utilizado o aço inox ou o alumínio.

Há modelos horizontais e verticais, que se adaptam a cada tipo de necessidade e espaço disponível. É indicado tanto para casas quanto para apartamentos.

Os modelos de alta pressão são utilizados quando a pressão da água fria que entra no boiler elétrico é muito alta. Assim como os de baixa pressão servem para os casos em que a pressão é menor.

Dicas para Dimensionamento, Instalação e Manutenção

O correto dimensionamento do boiler é determinante para o conforto que será obtido, em termos de volume e temperatura da água. Para isso deve-se seguir a recomendação do fabricante. É bom lembrar que o superdimensionamento ocasiona maior custo de utilização. O subdimensionamento reduz o nível de conforto proporcionado pelo aparelho.

Em casas pode-se instalar o boiler sobre a laje, sem necessidade de embutir completamente a tubulação de água quente.

Para reduzir a queda da temperatura da água ao longo da tubulação deve-se instalar o boiler elétrico o mais perto possível dos pontos de utilização da água quente.
Para maior conservação do calor, utilize isolamento térmico na tubulação da água quente.

Nunca ligue o boiler elétrico vazio à rede elétrica. Verifique antes se ele está vazio ou não, abrindo as torneiras de água quente.

Para proteção do tanque interno de aço inox contra corrosão e prolongamento da vida útil do reservatório de água, o aparelho é equipado com um ânodo de magnésio.

Recomenda-se que a cada ano seja feita inspeção neste dispositivo. Se apresentar acentuado desgaste, deve-se providenciar sua troca.

Os modelos com reservatório interno em cobre dispensam o ânodo de magnésio.

Siga sempre as orientações do fabricante para instalação, utilização e manutenção do seu aparelho elétrico.

Uso Econômico do Boiler Elétrico

Por ser um dos equipamentos que mais consomem energia elétrica nas residências, alguns cuidados devem ser tomados.
O boiler elétrico consome, aproximadamente, 1 kWh a cada 20 minutos. Na hora da compra, escolha um tipo de boiler com capacidade adequada às suas necessidades.

Dê preferência a modelos com melhor isolamento do tanque e com dispositivo de controle de temperatura.
Instale o aquecedor central no local mais próximo dos pontos onde você irá utilizar a água quente.

Sempre aplique isolamento térmico em todas as canalizações, para a conservação de temperatura.
Em caso de viagem, desligue-o.

Nunca ligue o aquecedor à rede elétrica sem ter certeza de que ele está cheio d’água. Para isso, verifique se sai água das torneiras de água quente.

Quando usar o aparelho, ajuste o termostato de acordo com a temperatura ambiente. Se esquentar demais e você tiver que misturar água fria, será desperdício.

Ligue o aquecedor apenas o tempo necessário. Se possível, instale um timer para tornar automática essa tarefa.

No verão diminua a temperatura da água no termostato do boiler e no inverno, aumente a temperatura da mesma. Se possível, substitua por aquecimento solar .

Fonte: fazfacil.com.br

Open chat